Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

PITIMBU: Projeto incentiva o plantio de frutas a produtores da Paraíba

Projeto prevê a distribuição de mudas para garantia de renda. 
Seleção das espécies é de acordo com as condições climáticas. 

Agricultores de 109 municípios da Paraíba começam a receber mudas de árvores futíferas. O projeto retoma um antigo programa do governo estadual, que incentivava o plantio de frutas para garantir renda aos pequenos produtores.
No assentamento Camocim, no município de Pitimbu, José de Arimatéia cultiva a mangaba, fruta típica da região. Nos dois hectares que ele possui, dá pra colher, por safra, pelo menos duas toneladas da fruta. 
Foi graças a um projeto de distribuição de mudas que José de Arimatéia conseguiu ter hoje essa fartura toda.
Este mês, a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba, a Emepa, começou a beneficiar os agricultores com mais de 30 mil mudas de plantas frutíferas.
O projeto recuperou o viveiro e a sementeira da Estação Experimental da Emepa, que vão permitir a continuidade de produção das plantas.
No viveiro em João Pessoa, as mudas são preparadas até atingirem o ponto ideal para serem distribuídas. A seleção das espécies é feita de acordo com a necessidade dos agricultores e as condições climáticas de cada região do estado.
Cajú, maracujá, goiaba, acerola e mangaba foram as espécies escolhidas para a primeira fase do projeto, que vai atender 5 mil produtores rurais em todas as regiões do estado. Financiado pelo Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, o projeto foi pensado para incentivar a criação de pomares e aumentar a produtividade nas comunidades agrícolas.
O presidente da cooperativa dos agricultores de Pitimbu, Edvaldo Xavier, acredita que esta é uma das formas de fortalecer a agricultura familiar da região.
Além da mangaba, a cooperativa pretende também incentivar o cultivo do caju entre os associados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso Portal