Das 10h às 16h, na mesma igreja, tem Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Às 16h, começa a Procissão de Corpus Christi, saindo da igreja de Lourdes até o adro do Centro Cultural São Francisco. Pelas ruas, é conduzida a Hóstia consagrada em um ostensório.
Programação detalhada da Procissão:
- No início da Procissão, ao lado da igreja de Lourdes, haverá uma primeira fala do Mons. Virgílio, tendo como assunto o tema da Campanha da Fraternidade 2014 (Fraternidade e Tráfico Humano).
- Na área da Praça João Pessoa haverá uma segunda parada. Desta vez o Vigário Geral vai falar sobre a Copa do Mundo e suas implicações sociais.
- Depois, todos seguem pela Rua Visconde de Pelotas. No fim da rua, dobram à esquerda na Av. Dom Pedro I, terminando a caminhada no Adro do Centro Cultural São Francisco.
- No terceiro e último pronunciamento antes da Missa campal, o Mons. Virgílio vai falar sobre as Novas Comunidades Católicas.
- Nas três paradas haverá bênção sobre o povo.
- No fim da Procissão tem Missa campal no Adro de São Francisco, celebrada pelo Mons. Virgílio.
Sobre Corpus Christi:
O motivo de ser uma quinta-feira é porque faz alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a Instituição da Eucaristia - durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em Seu Corpo e em Seu Sangue.
“O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele. O que come deste pão viverá eternamente”. Através da Santíssima Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
“Séculos atrás comentava-se uma heresia: que Jesus Cristo não estava presente na Eucaristia. O Dia de Corpus Christi vem combater o que chegou a ser dito no passado e colocar Jesus nas ruas, afirmando que Ele, na Eucaristia, está presente, realmente, no meio de nós. É a presença real de Cristo”, explica o pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, Pe. Rui Braga.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
é um prazer em ter seu comentário em nosso Portal