Um Projeto de Lei (PL) de iniciativa da Associação de Imprensa do Litoral Sul da Paraíba (Assim), que busca o reconhecimento dos profissionais envolvidos na produção das publicações jornalísticas e vídeos institucionais do Poder Público municipal das 5 cidades do Litoral Sul, foi aprovado nas Câmaras de Caaporã e Conde.
O PL estabelece a obrigatoriedade da identificação dos profissionais envolvidos na produção de publicações de matérias jornalísticas, reportagens, notícias ou qualquer texto de natureza informativa e vídeos institucionais veiculados em canais oficiais das esferas do poder público municipal e da administração pública municipal direta e indireta.
- Estamos cumprindo a missão de buscar crescimento profissional para nossos associados e imprensa regional - ressaltou o presidente da Assim, o jornalista Eudes Santiago - este Projeto de Lei, abraçado pelas 5 casas legislativas do Litoral Sul, é o primeiro grande passo nesse sentido - finalizou.
Além das Câmaras de Caaporã e Conde, a apresentação da chamada 'Lei do Reconhecimento' também está avançando nas outras 3 cidades. Em Alhandra será apresentada pelo vereador Jeremias Santos nesta segunda (24); Em Pedras de Fogo será apresentada na quarta feira (02) pelo vereador Picaco de Pascoal; A previsão é que também seja apresentada em Pitimbú na quinta (03) pelo presidente da Câmara, o vereador Fernando de Andreza, que já submeteu o PL a uma prévia avaliação do procurador da Casa.
Em Caaporã, primeira cidade a aprovar a Lei, o Projeto foi apresentado pelo presidente, vereador Filipe Chaves. Na cidade de Conde foi o vereador Daniel Júnior quem apresentou o Projeto que teve a aprovação dos demais pares na tarde desta segunda (24).
Segundo o assessor jurídico da Assim, Dr. Jeremias Santos, "a proposta é reconhecer a originalidade e criatividade dos profissionais de imprensa em seus artigos, além de detectar na informação jornalística atributos que lhe conferem status de obra, proporcionando proteção ao jornalista e demais profissionais da imprensa, como autores, incentivando cada vez mais o trabalho responsável", defendeu.
Pelo menos em Caaporã e Conde, a 'Lei do Reconhecimento' depende apenas da sanção dos prefeitos Kiko Monteiro e Karla Pimentel para ser posta em prática.
FONTE: O Estadopb.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
é um prazer em ter seu comentário em nosso Portal