Durante reunião remota, entre a ECO’s Consultoria e Soluções Ambientais – Empresa Júnior (UFPB), e a Prefeitura Municipal de Pitimbu, foi apresentado o Plano de recuperação da qualidade da água do Rio Maceió, que percorre parte da cidade e atualmente encontra-se poluído, impactando negativamente o meio ambiente da região, tornando trechos da área litorânea não balneável, consequentemente, prejudicando a economia da cidade que tem com como base o turismo e a pesca, e gerando uma má qualidade de vida para a população ribeirinha.
A Prefeita Adelma Cristovam e o secretário de Turismo e Meio Ambiente, José Netto, participaram da reunião e destacaram a importância desse projeto para o município.
Ana Júlia, que gerenciou o estudo, apresentou o projeto e os resultados preliminares de recuperação ambiental do Rio Maceió, por meio das técnicas de saneamento ecológico para as residências ribeirinhas e biorremediação no rio.
O processo de despoluição é relativamente simples, porém, exige esforços e comprometimento da população para que nenhum esgoto e outros materiais sejam lançados. A Prefeitura Municipal de Pitimbu, por meio da Secretaria de Turismo e Meio e a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, ficará responsável pela execução do projeto e pela campanha de sensibilização voltada à população ribeirinha.
As etapas do plano de ação para a implementação do projeto:
- LIMPEZA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO RIO: a Prefeitura de Pitimbu já realiza essa ação e de limpeza no Rio Maceió;
- CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS DE SANEAMENTO ECOLÓGICO: construção do Círculo de Bananeiras, e para as casas que não possuem fossa para água cinza, e a construção dos Tanques de Evapotranspiração para as casas que não possuem fossa para água negra. A Prefeitura disponibilizará a distribuição, impressa e/ou virtual, dos manuais de construção para população e os materiais de Educação Ambiental sobre o tema;
III. CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS DE BIORREMEDIAÇÃO: implementação do Wetlands (Jardins Filtrantes) e do biofilme.
- MONITORAMENTO: após a implementação dos projetos, é necessário o monitoramento ambiental, para garantir o bom andamento das soluções e a melhoria da qualidade do rio.
Também participaram da reunião: Luana Rodrigues (Gerente da ECO’s), Ana Júlia (Gerente do Projeto), Chico Pinheiro (Chefe do Gabinete da Prefeita), Maxiel Pessoa (Secretário de Obras e Serviços Urbanos), Delza Ramos (Sec-Adj TMA), Gilson Moura (Diretor da Divisão de Meio Ambiente), Rafaella Amorim (Atendente Técnica de Meio Ambiente), Almeres Macedo (Diretor da Divisão de Maio Ambiente)
Portal Litoral PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
é um prazer em ter seu comentário em nosso Portal