Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Secretário de meio ambiente e catadores de Pitimbu visitam cooperativa em Itabaiana visando implantação da coleta seletiva

 


O secretário de Turismo e Meio Ambiente de Pitimbu, José Netto, realizou na sexta-feira (22) uma visita a sede da Cooperativa de catadores de materiais recicláveis (ITAMARE) no município de Itabaiana, que tem onze anos de existência e é referência no estado.

José Netto estava acompanhado de catadores do município de Pitimbu que fazem parte da Associação dos Catadores. Eles conheceram de perto o processo de trabalho de uma cooperativa de materiais recicláveis.

A Prefeitura de Pitimbu busca as experiências positivas da Itamare para viabilizar seu projeto de implantação da coleta seletiva no município, tendo como princípio a capacitação dos catadores que são peças fundamentais para o setor de reciclagem.

“Foi uma visita muito importante onde pudemos conhecer todo processo, desde a chegada do material, até sua separação, triagem e comercialização. Para que venhamos a implantar a coleta seletiva devemos nos preparar para este momento, por isso fomos conhecer o projeto e também o funcionamento da cooperativa”, afirmou o secretário.

José Netto destacou ainda que junto com a prefeita Adelma Cristovam, irá planejar todas as ações para orientar a população e esclarecer sobre a importância da coleta seletiva que visa garantir sustentabilidade com o reaproveitamento do lixo reciclável.

A visita também serviu para conhecer o funcionamento de um pátio de compostagem, pois Pitimbu também terá o seu, através de um projeto do Governo do Estado, chamado “Paraíba mais Sustentável”.

O que é coleta seletiva?

A ideia é garantir sustentabilidade com o reaproveitamento do lixo reciclável.

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.

Portaldolitoralpb.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso Portal