Segundo a CNM, 51% dos municípios estão no vermelho neste semestre, devido à diminuição de receitas e aumento das despesas. Além da queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os municípios também amargam represamento das emendas parlamentares e atraso no repasse dos royalties de minerais e petróleo.
Em Brasília, segundo informações da CNM, algumas das alternativas discutidas pelos prefeitos e prefeitas são a aprovação da PEC 25/2022 que concede um aumento do FPM e o PLP 94/2023, que trata da recomposição de perdas de receitas do ICMS. Além disso, é discutido o Projeto de Lei 334/2023, que trata da diminuição da alíquota do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) para 8%.
![]() |
Prefeita Adelma Cristovam e a Prefeita de Conde Karla Pimentel |
A prefeita Adelma Cristovam afirmou que os municípios estão enfrentando um momento difícil, mas que estão unidos para buscar soluções. “Estamos aqui em Brasília para mostrar que os municípios não são um problema, mas sim a solução para o Brasil. Com a união de todos, podemos superar essa crise e construir um futuro melhor para o nosso país”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
é um prazer em ter seu comentário em nosso Portal